Dr. Rodrigo Yunes

A importância do sono para uma coluna sem dores

As consequências de uma noite mal dormida são evidentes: sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração, redução do desempenho nas atividades diárias, para citar alguns exemplos. O bom sono propicia o controle do metabolismo que, por sua vez, controla a pressão arterial, os níveis hormonais, o estresse, a ansiedade, além de consolidar o aprendizado e a memória.

A coluna vertebral também é afetada pelo descanso insuficiente. O repouso permite que a pressão sobre as articulações e discos vertebrais seja reduzida, o que diminui a propensão à ocorrência de lesões.

Dentre os inúmeros fatores que contribuem para uma boa noite de sono está a postura, a posição do corpo enquanto dorme.

Dormir de lado: é considerada a melhor posição, porque permite que a coluna fique alinhada. É necessário colocar um travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos.

Dormir de bruços: não é indicada porque a coluna fica desalinhada e a musculatura, sobrecarregada. Caso não haja alternativa, prefira usar um travesseiro baixo sob a cabeça e outro sob a cintura.

Dormir de barriga para cima: é indicada, desde que com travesseiros sob os joelhos, de forma que a coluna fique apoiada.

O travesseiro deve ter altura que permita que a cabeça fique alinhada à coluna. O colchão deve estar de acordo com o peso da pessoa, ou seja, não deve ser duro demais nem mole demais.

Ilustrações: Ig e Duoflex

Para obter informações sobre as doenças da coluna, clique no link.

Doenças da coluna, Lombalgia Tags:,