Dr. Rodrigo Yunes

A influência do sedentarismo sobre as dores nas costas

O sedentarismo é um dos principais fatores causadores de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, infarto, colesterol alto, ansiedade e, claro, ele afeta também a saúde da sua coluna. A questão que queremos abordar aqui é, justamente, como o sedentarismo pode provocar dores nas costas.

Assim como acontece com todas as células do corpo humano, as células dos discos da coluna vertebral (aquelas estruturas amortecedoras que ficam entre as vértebras) absorvem oxigênio para se manter vivas. Para que o oxigênio chegue até elas, em quantidade suficiente por meio da corrente sanguínea, é necessário que o corpo se movimente. Sem movimento, as células não recebem oxigênio e, assim, morrem.

Depois que a coluna sofre algum tipo de ação que provoca dor, tal como a compressão decorrente de postura incorreta ou sobrecarga, ou a tração por alongamento excessivo, ela precisa voltar ao seu estado normal para que a dor cesse. Entretanto, como as células dos discos estão mortas, ou seja, perderam sua capacidade de regeneração, a coluna permanece em seu estado alterado e, com isso, a dor permanece.

Desta forma, sabendo como o sedentarismo influi no surgimento de dores nas costas, é importante buscar uma atividade física, e assegurar-se de que ela seja adequada, para que os exercícios não comprometam ainda mais a saúde da coluna.

Para obter informações sobre as doenças da coluna, clique no link.

Doenças da coluna, Lombalgia Tags: