Num primeiro momento, podemos achar que a resposta à pergunta acima é: “nada”, certo? Então, vamos fazer uma experiência simples? Pegue seu celular e leia alguma mensagem de texto que esteja nele. Reparou como é automático curvarmos o pescoço para frente, baixarmos a cabeça e olharmos para baixo? Imagine os efeitos da permanência nesta posição alguns minutos, diariamente, no longo prazo. Sem falar nos movimentos repetitivos que os dedos fazem para digitarmos.
É claro que não estamos falando só dos telefones celulares, mas também dos tablets, notebooks e afins, que, apesar de facilitarem a vida moderna, têm seu lado negativo. É crescente o número de pacientes que apresentam desde dores musculares a lesões por esforços repetitivos (LER) e hérnias de disco cervicais, em consequência da má postura durante o uso destes aparelhos.
O “Text Neck”, como ficou conhecido, é um problema no mundo inteiro.
Para se prevenir, a principal indicação do especialista em coluna, Dr. Rodrigo Yunes, é ficar atento à postura. Com uma das mãos, o aparelho deve ser levado à altura dos olhos. O braço deve ter o outro braço como suporte (figura abaixo). Além disso, deve-se praticar exercícios físicos com regularidade, alongar-se e relaxar a musculatura sempre que possível.
Ilustração: Chart Clinic
Para obter informações sobre as doenças da coluna, clique no link.
Experiente neurocirurgião especialista em coluna, formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em neurocirurgia também pela UNIFESP. Autor dos livros “Desmistificando a hérnia de disco” e “Dominando o MIS TLIF”, é membro da AOSpine International. Sua clínica está localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.