A hérnia de disco é considerada grave quando os sintomas associados são debilitantes e/ou quando há complicações que afetam significativamente a qualidade de vida da pessoa.
Índice
ToggleA gravidade da hérnia de disco pode variar amplamente de pessoa para pessoa, e alguns dos fatores que determinam a gravidade incluem a localização da hérnia, seu tamanho, os sintomas experimentados e a resposta ao tratamento.
Conheça os principais indicadores de que a hérnia de disco pode ser considerada grave:
Sintomas intensos e incapacitantes
A dor é um dos sintomas mais comuns de uma hérnia de disco. Quando a dor é intensa e não responde ao tratamento conservador, isso pode ser um indicativo de gravidade. Além da dor nas costas, a hérnia de disco pode causar dor irradiando para uma ou ambas as pernas (ciática), que pode ser debilitante e dificultar o movimento.
Fraqueza muscular
Se a hérnia de disco comprimir gravemente a raiz nervosa na coluna, pode resultar em fraqueza muscular permanente. Isso pode afetar a capacidade de realizar atividades diárias, como caminhar e até mesmo apresentar, em casos extremos, incontinência urinária.
Dormência e formigamento
A compressão nervosa causada por hérnia de disco também pode levar a dormência e formigamento nas áreas afetadas, como pernas, pés, braços ou mãos; é a chamada parestesia. A parestesia, por si só, não é um indicativo de gravidade; pelo contrário, os sintomas iniciais de inúmeros casos surgem cursam com parestesias.
Incapacidade de realizar atividades cotidianas
Se os sintomas da hérnia de disco impedirem a pessoa de realizar suas atividades diárias normais, como trabalhar, cuidar de si mesma, ou se tornar debilitante o suficiente para afetar a qualidade de vida, isso é um indicativo de gravidade e pode indicar a necessidade de cirurgia, por refratariedade aos tratamentos.
Incontinência urinária ou fecal
Em casos raros, a hérnia de disco grave pode causar disfunção dos nervos que controlam a bexiga e o intestino, resultando em incontinência urinária ou fecal. Isso é uma emergência médica e requer atenção imediata (Síndrome da Cauda Equina).
Perda de equilíbrio e coordenação
A hérnia de disco que comprime a medula espinhal pode afetar o controle motor, principalmente nas hérnias discais na coluna cervical.
Alterações significativas nas imagens de diagnóstico
A gravidade da hérnia de disco muitas vezes pode ser determinada com base nas imagens de diagnóstico, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, sempre interpretada em conjunto com o quadro clínico do paciente. Se a hérnia de disco é grande, comprime gravemente as raízes nervosas ou a medula espinhal, ou causa alterações significativas na anatomia da coluna, é considerada grave.
O tratamento da hérnia de disco grave pode envolver abordagem mais agressiva, como cirurgia. A cirurgia pode ser necessária para remover a parte do disco que está pressionando os nervos ou a medula espinhal. No entanto, a decisão de realizar uma cirurgia depende de vários fatores, incluindo a gravidade dos sintomas, a resposta ao tratamento conservador, a saúde geral do paciente e outros fatores individuais.
Em resumo, a gravidade de uma hérnia de disco é determinada pela presença de sintomas intensos, incapacitantes e/ou complicações que afetam significativamente a qualidade de vida. É fundamental procurar orientação médica e seguir um plano de tratamento adequado para abordar uma hérnia de disco grave e evitar complicações a longo prazo.
Precisa consultar um neurocirurgião de coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.
Experiente neurocirurgião especialista em coluna, formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em neurocirurgia também pela UNIFESP. Autor dos livros “Desmistificando a hérnia de disco” e “Dominando o MIS TLIF”, é membro da AOSpine International. Sua clínica está localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.