A Osteoporose é uma doença crônica, que se caracteriza pela redução da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem porosos e percam a resistência.
Índice
ToggleCausas da Osteoporose
Infelizmente, a Osteoporose tem nos mostrado, a cada dia, que veio para ficar. O aumento da expectativa de vida, principalmente nas mulheres, a obesidade, a falta de reposição de cálcio e a menopausa precoce são as principais causas da osteoporose na coluna vertebral. Os locais com maior propensão a fraturas osteoporóticas são a coluna torácica e a coluna lombar.
O grande problema é que atinge mulheres na terceira idade, que quase sempre apresentam alguma comorbidade clínica associada (infarto, hipertensão, diabetes, AVC, etc), o que dificulta e agrava ainda mais o quadro.
Sintomas da Osteoporose
Basicamente, os sintomas da Osteoporose são dor no local da fratura ou dor irradiada, quando atinge o canal medular e comprime os nervos dentro da coluna.
Tratamento da Osteoporose
O tratamento da Osteoporose de início é sintomático, com repouso, coletes e analgésicos. Quando a dor é suportável e o paciente consegue se locomover em um período variável de tempo (4 – 6 meses), a dor tende a desaparecer e a fratura se consolida naturalmente não sendo necessário realizar nenhuma intervenção.
O problema acontece quando a dor torna-se insuportável, e não cessa neste período. Nestes casos, precisamos agir. O tratamento mais simples e seguro, quando não existe compressão dos nervos, é a injeção de cimento ósseo intravertebral por agulha. Este procedimento é simples, rápido, seguro, e promove o alívio imediato da dor. Para saber mais sobre esse procedimento, acesse o link Cifoplastia e Vertebroplastia .
Como prevenir a Osteoporose
Considerando os pontos acima citados, é possível perceber o quão importante é adotar medidas para a prevenção da Osteoporose. Mulheres após a menopausa precisam fazer reposição hormonal, praticar atividade física regular e fazer suplementação de cálcio na dieta, a fim de não apresentar perda de massa óssea no futuro. Isso é conseguido com seguimento médico de rotina, em conjunto com ginecologista e reumatologista.
Para obter informações sobre as doenças da coluna, clique no link.
Experiente neurocirurgião especialista em coluna, formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em neurocirurgia também pela UNIFESP. Autor dos livros “Desmistificando a hérnia de disco” e “Dominando o MIS TLIF”, é membro da AOSpine International. Sua clínica está localizada na Vila Mariana, em São Paulo – SP.