Dr. Rodrigo Yunes

Acupuntura e hérnia de disco

acupuntura e hérnia de disco

Acupuntura e hérnia de disco: a primeira é uma boa opção de tratamento para a segunda? Esta é uma dúvida muito comum dos pacientes.

Quando um paciente apresenta crise aguda de hérnia de disco, com forte lombalgia e dor irradiada, e não apresenta sintomas neurológicos como perda de força ou incontinência urinária, é possível manter o tratamento conservador, desde que os sintomas apresentem melhora em um período menor que 4 meses.

Enquanto o tratamento cirúrgico não é instituído, podemos manter medicamentos, repouso e afastamento das atividades, quando a crise é muito intensa.

Para complementar o tratamento medicamentoso, podemos usar a acupuntura, que melhora os sintomas e ajuda a combater a contratura muscular. Em mulheres grávidas ou pacientes com problemas renais, onde a medicação é proibida ou de uso limitado, a acupuntura ajuda bastante no alívio dos sintomas.

Mas que fique bem claro que nenhum tipo de acupuntura cura hérnia de disco, a evolução de 70-80% dos casos agudos de extrusão discal tem evolução com cura espontânea, com ou sem tratamento. E nestes casos, muitos acupunturistas de má fé atribuem a melhora ao seu tratamento.

Se em 4 meses não apresentarem melhora, devem procurar sim um especialista em coluna.

Créditos da foto: Marnie Joyce

Para obter informações sobre as doenças da coluna, clique no link.

Save

Doenças da coluna, Hérnia de disco Tags: